Variáveis: Aula 3 - Condições e variáveis



Trabalhando variáveis com condições

Introdução das condições e variáveis:
Na aula anterior, você aprendeu a fazer operações matemáticas com as variáveis, e a utilizar o comando “armazenar número”. Nesta aula irei ensinar como trabalhar as variáveis com as condições (Forks).
Na primeira aula, expliquei de uma maneira bem ‘lisa’ como fazer algo similar, com aquele esquema das espigas de milhos, porém essa aula irá aprofundar mais o assunto de condições e variáveis.
Começando: Crie um novo evento no mapa, e vá ao comando “Condições”.
Iremos estudar primeiramente a interface da janela de condições nas variáveis, e posteriormente utilizar o que foi ensinado.


A janela seria esta aqui (marque a opção “variável”):



O que iremos utilizar será apenas o que está quadriculado em vermelho.
Nós temos as seguintes opções:
• Variável – Você irá selecionar uma variável para a condição;
• Constante – Quanto à variável deverá armazenar para que determinada ação ocorra;
• Variável – Ao invés de ser usada uma constante para que determinada ação ocorra, outra variável poderá ser utilizada para este fim;
• Igual a – Se a variável “X” for igual à “Y” determinada ação irá ocorrer.
Estas são as opções, e se você não entendeu algo que foi dito acima, não se preocupe, tudo será explicado com calma posteriormente.
Vamos então nos focar na última opção: “Igual a”. Se você clicar sobre a setinha ao lado desta opção você terá uma janela desta maneira:



Todas essas são as opções possíveis de verificação de uma variável e seu valor.
Mentalizando a programação de uma condição com esta opção, nós podemos pensar em algo como:
A primeira opção diz: “Se a variável ‘tal’ for igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A segunda opção diz: “Se a variável ‘tal’ for maior ou igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A terceira diz: “Se a variável ‘tal’ for menor ou igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A quarta opção diz: “Se a variável ‘tal’ for maior que ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A quinta opção diz: “Se a variável ‘tal’ for menor que ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A última opção diz: “Se a variável ‘tal’ for diferente de ‘tanto’, algo irá acontecer.”
Seus símbolos nos comandos de eventos são representados respectivamente da seguinte forma:
Igual a (==)
Maior ou igual (>=)
Menor ou igual (<=)
Maior que (>)
Menor que (<)
Diferente de (!=)
Então essas são as opções de verificação do valor de uma variável, que tal colocarmos em prática?

Colocando em prática:
Primeiramente crie um NPC no mapa, e utilize o comando “armazenar número”. Selecione qualquer variável disponível, e coloque o nome da mesma de “Constante”.
Deixe-a com apenas um dígito.
Agora faça o seguinte: Estabeleça um número de um digito, para que ele seja a constante principal das condições.
Por exemplo: Eu irei colocar para que o número cinco seja este número. Quando a variável “Constante” for igual a cinco, uma mensagem assim irá aparecer: “5 é um número bem legal!”.
Você pode estabelecer o número que quiser, contanto que tenha um digito, apenas.
Então vamos lá! Crie uma condição, marque a caixa “variável” e selecione a variável “Constante” e em constante mesmo, coloque o seu número que será o principal, no meu caso o cinco. Deixe à caixa “igual a” nesta opção:


Nos comandos de eventos, dentro da condição chame o comando “mostrar mensagens” e escreva algo como:
“O número 5 é bem legal!”
Agora crie uma nova condição, da mesma forma que a anterior, só que desta vez não altere nada, apenas a caixa onde está escrito “igual a” deixe em “maior”:



Depois utilize o comando “mostrar mensagens” novamente, e escreva algo como:
“Seu número é maior que cinco.”
Crie mais outra condição, faça o mesmo procedimento que os anteriores, só que desta vez ao invés de estar no “maior” deverá estar em “menor”.
Comando mostrar mensagens novamente e escreva: “Seu número é menor que cinco.”
Faça este procedimento pela última vez e troque o “menor” por “diferente” e escreva com o mostrar mensagens: “Eu tenho certeza de uma coisa! \v[1] pode ser qualquer número, menos o número cinco.”
Troque o 1 dentro do código: \v[?] pelo ID da sua variável “constante”.
Seu comando de evento deverá estar mais ou menos assim:




Teste o jogo, e fale com o NPC: Ao falar com ele, você irá selecionar um número qualquer de um digito, e ele irá lhe dizer se este número é maior, menor, igual, ou diferente de cinco (ou do número que você escolheu para ser principal).
Com isto, eu acho que deu para entender melhor como o comando de verificação de constantes nas condições funciona, correto? Se o número for maior, igual, diferente, menor, ou seja, lá o que for de uma constante configurada por você, determinadas ações irão ocorrer, é basicamente isto.

Condições dentro de condições:
Você também poderá colocar condições dentro de condições, ou seja, determinada ação irá ocorrer só se duas ou mais variáveis forem iguais ou maiores/menores a ‘tanto’.
Exemplo: Apague tudo o que foi feito até aqui em seu NPC, e utilize o comando “armazenar número” novamente e selecione a variável “constante”, e outra vez a deixe com um digito. Coloque um comando “mostrar mensagens” e escreva algo do tipo: “Agora escolha outro número...”
Utilize o comando “armazenar número” novamente, só que desta vez selecione outra variável diferente da variável “constante” e ponha seu nome de “constante 2” e a deixe com um digito também.
Agora crie uma condição, selecione a variável “constante” e deixe a constante igual a 7. Dê ok.
Feito isto, dentro desta condição, crie mais outra condição só que desta vez selecione a variável “constante 2” e troque o sete por quatro, e deixe a opção ‘menor ou igual a’.
Utilize o comando “mostrar mensagens” e escreva algo que mostre ao jogador que se ele escolher o número sete e um número menor ou igual a quatro, uma mensagem de sucesso seja reproduzida: “Tudo Ok, você fez correto.”
Agora nós podemos utilizar uma condição com o “diferente de” como se fosse uma exceção! Crie uma nova condição fora das outras condições anteriores, e coloque para que se a variável “constante” seja diferente de sete, uma mensagem de erro apareça: “Errado.”
O que fizemos aqui foi: Se a variável “constante” for igual a sete e a variável “constante 2” for igual ou menor que quatro, tudo será feito com sucesso. Se a variável “constante” for diferente de sete, o NPC dirá que está errado.
Rode o teste do jogo, e vá falar com o NPC: Primeiramente escolha sete na primeira janela, e depois quatro ou um número menor que quatro, e veja o que acontece.
Depois, fale com o NPC outra vez, só que na primeira janela escolha um número qualquer que não seja sete, e veja o que ocorre.

Se tudo acontecer corretamente, seu comando de evento deverá estar assim:



Se você escolher sete na primeira janela, e um número maior que quatro na outra, nada irá acontecer, mas se você quiser deixar a mensagem de erro, crie um comando ‘ir para label’ com o nome de “erro” na exceção da condição da constante quatro, e coloque o comando “label – erro” acima do texto “Errado” da condição da constante diferente de sete. Assim:



Tudo certo, então?

Condição dentro de condições é possível, e elas podem ser mais de duas também, e claro que o que foi mostrado acima é só um exemplo, você poderá criar infinitos modos de programação com condições dentro de condições, e isso poderá ser mostrado em aulas posteriores.

Variáveis no lugar de constantes:


Agora iremos estudar outra opção na janela de variáveis, em condições: A possibilidade de substituir constantes por outras variáveis.
Crie um novo NPC no mapa, e em condições selecione a variável “constante”. Agora ao invés de você marcar a opção “constante” nas condições, você irá marcar a opção “variável” e irá escolher a variável “constante 2”:



Seu comando de evento deverá estar assim:



Estamos dizendo que a variável constante deverá ser igual à variável constante 2 para que determinada ação ocorra.
Agora, acima desta condição, utilize o comando “armazena número”, selecione a variável constante, e a deixe com um digito (para não ficar muito extenso). Utilize o comando “mostrar mensagens” e escreva: “Selecione outro número:” e chame o comando “armazenar número” novamente, selecione a variável constante 2, e também deixe com um digito.
Dentro da condição das variáveis igualadas, coloque uma mensagem do tipo: “Variável:: Constante 1 igualada à Constante 2.”
Na exceção desta condição ponha uma mensagem assim: “Variáveis não estão igualadas.”
Depois dos comandos de mostrar mensagens das condições, coloque em opções de variável, e use o comando “desde” e iguale as variáveis constantes um e dois à zero.
Seu comando de evento deverá estar assim:



Prontinho! Rode o teste do jogo e fale com o NPC: Escolha na primeira janela um número diferente do da segunda janela, e veja o que acontece. Depois escolha números iguais nas duas janelas, e veja o que ocorre.
Quando a variável constante um estiver igualada à variável constante dois, uma mensagem irá aparecer. Do contrário, outra mensagem diferente irá aparecer.
O que eu fiz foi simplesmente mostrar-lhe que podemos substituir constantes por outras variáveis.
Mesmo parecendo meio inútil inicialmente, em aulas posteriores você poderá notar que usar este esquema poderá ser muito útil, quando se trata de informações em variáveis (mais para frente será explicado).


Fim da teceira aula:
 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger