Como criar um jogo de Plataforma: Parte 1 (O início) Informações e Recursos.




Sim, esse print e video acima foram tirados de um jogo do gênero plataforma, no Rpg Maker, criado por mim.
E você também poderá fazer um desses.
Hoje irei ensinar como!

Apenas alguns avisos para seguir o tutorial:
Tutorial e sprites criados por MayLeone.
O tutorial será feito no Rpg Maker XP.
Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.
O tutorial será divido por partes:
Recursos - Gráficos - Mapeamento - Sistemas - Pequenos truques/dicas/tutoriais - Midis  e encerramento.

Inicio:
Olá pessoal, hoje irei trazer um grande tutorial muito bem explicado e detalhado, criado inteiramente por mim, MayLeone, de como criar um jogo estilo plataforma no Rpg Maker XP.
Eu sei que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.

Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG, como o game: Wasteland.
O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a  perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:

(a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)


E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.
Eles são:

• Script de simulador de plataforma: Pulo perfeito, por pixels ( fazendo assim o personagem não parecer que está flutuando na tela, e sim pulando) modificável por você mesmo (como velocidade da queda e altura dos pulos), sistema de gravidade (ex: personagem não está em alguma plataforma, então ele cai até chegar em alguma) e muitas outras funções. Se você não é um scripter experiente recomendo que não altere nada no script. Única coisa que poderá ser alterada será a linha 23 no script, onde você altera a altura do pulo (quanto maior o número menor a altura do pulo. Eu recomendo deixar 2)
A linha vai estar assim: @gravity = 2
Então apague o ''2'' e coloque um número de 1 à 4 que quiser, mas é como eu disse, quanto maior o número menor o salto.
Créditos do script: Sweet Liar  por adaptar e Gab por modificar.

• Script com menu de opções (simples): Com três opções: Aumentar/Abaixar o som das BGM e BGS, e a opção de Full screen. As instruções de como usar corretamente o script encontra-se no mesmo.
Créditos do script: Gab por criar especialmente para mim.

• Script de Pontos: Na verdade não seriam pontos, na verdade a ideia inicial do script era fazer com que mostrasse no mapa a quantidade de Dinheiro (G) que o personagem possuí, mas como nos jogos de plataforma, na maioria das vezes, temos um contador de pontos (ex: matou um inimigo, então ganha-se 450 pontos e o contador mostra) esse script é perfeito para isso. Então ao invés de chamarmos de dinheiro, chamamos de pontos.
As modificações no script são simples, apenas coloque as coordenadas X e Y da janela que mostra dinheiro pontos (posição da janela), a opacidade da janela (recomendo que deixe 0, fica mais bonito) e a switch que mostra ou esconde essa janela.
Tudo poderá ser modificado da linha 11 à linha 13 no script.
Créditos do script: Madajuv por criar o script.

• Script de Hud(vidas): Esse script é bem útil para que o personagem tenha sua barra de vidas no mapa.
Você pode fazer as modificações como por exemplo, a imagem que será a vida do seu personagem (pode ser um coração, uma estrela, uma bolinha, o que você quiser...) Contanto que seu nome seja ''HP Bar BH''. (sem aspas)
No script tem todas as informações de como modifica-lo.
Sua vida será representada pelo Hp do seu herói, então se algum inimigo vier te atacar, o inimigo irá tirar uma certa quantia de Hp do personagem (a quantia que você quiser).
Créditos do script: WWEBR por criar e Gab por modificar algumas coisas.

• Script de Pauser: Como muitos sabem, quase todo jogo tem sua tela de pausa, onde o player aperta determinado botão e uma tela pausando (parando) o jogo aparece.
Não vou entrar em maior detalhes, acho que todos sabem para que uma pauser serve.
Para modificar o script vá na linha 14 do mesmo e modifique (se quiser) até a linha 25.
Essas linhas estarão assim:
PAUSE_BUTTON = "Z" (aqui você coloca o botão que será pressionado para o jogo pausar)

  PAUSE_TEXT       = "Pause"    (óbvio, mas vale a pena explicar. Aqui você coloca que texto irá aparecer quando o jogador pausar o jogo)
  PAUSE_TEXT_NAME  = "Arial"  (Fonte do texto da pausa)        
  PAUSE_TEXT_COLOR = [255, 255, 122, 255] (Cores do texto da pausa R G B A)
  PAUSE_TEXT_SIZE  = 72      (Tamanho da fonte do texto da pausa)    

  PAUSE_START_SE = "002-System02"    (SE de quando pressionar a pausa)
  PAUSE_END_SE = "003-System03"    (SE de quando parar de pressionar a pausa)      
Creditos do script: TRCS19 por criar o mesmo e ao Gab por modificar/organizar ele.

• Anti-Lag eficaz: Bom anti-lag, para que que seu projeto não fique lerdo/travando, em outras palavras com lag.
Não há o que modificar no script, apenas coloque-o acima do main (assim como todos os outros) e pronto.
Creditos: Near Fantastica por criar o anti-lag e Gab por organizar.

• Script de Plataforma em movimento: Script criado especialmente para mim, pelo Gab, para adaptar-se ao script de plataforma do Sweet Liar.
Esse script faz com que determinado evento (uma plataforma) leve o personagem conforme suas direções.(ex: personagem está em cima desse evento, e o evento esta com a rota para ir da esquerda para direita, então se o player ficar acima da mesma ele será movimentado junto da plataforma para esquerda e direita).
Esse sistema é bem comum nos jogos de plataforma, por isso resolvi pedir para que o Gab o criasse.
Para um evento qualquer ser uma plataforma, faça duas páginas no mesmo, coloque em processo paralelo na primeira página desse evento um comentário assim: PLATAFORMA, desse jeito mesmo com letras maiusculas e chame o comando chamar script e ponha isto: p $game_map.events[@event_id].comments
Depois coloque operação de Switch Local A, e na segunda página ligue a Local A, e coloque os comandos do seu evento plataforma, nessa página (gráfico, rota, dano, o que quiser...)
Não há o que alterar no script.
Creditos: Gab por criar o script.

• Script de eventos atravessarem tudo: Script útil e também criado especialmente para mim, para que determinado evento no mapa possa atravessar tiles bloqueados.
Eu sei, era só colocar invisibilidade on no mover evento, mas o script de plataforma do Sweet Liar, bloqueia esse comando, por isso o script.
Esse script é bom para eventos que são pedras que caem do teto, ou inimigos que te perseguem no mapa, mais para frente nesse tutorial, irei explicar onde iremos usar esse script.
Para um evento atravessar tudo no mapa, coloque o comando chamar script no evento e coloque isso: self.high = true
Creditos pelo script: Gab por cria-lo.

• Script de Check-point: O personagem morreu? não se preocupe, o check-point irá te fazer começar o jogo da onde você parou. (outro script criado para mim)
Maiores informações de como usar o script no próprio.
Creditos: Gab por criar.

• Script de colisão entre eventos: Esse script será bastante útil para um bom jogo de plataforma, ele faz com que uma opção ''ao tocar evento'' possa ser feita com outro evento.
Esse script substitui o cansativo trabalho de ativar certas coisas por coordenadas de variáveis com outros eventos.
Um exemplo para a funcionalidade do script: (uma caixa fica em cima de um botão, ambos são eventos, então se a caixa ficar em cima do botão uma porta no mapa abre)
Maiores utilidades para esse script serão mostradas no decorrer dos tutoriais.
Creditos: JoãoNeto por criar e Gab por modificar.

Link para download dos scripts citados: (4shared)
DOWNLOAD NOW!
(se o link estiver corrompido ou fora do ar, favor reportar)
Aviso: para saber como instalar os scripts em seu projeto, leia o arquivo de texto que virá na pasta do download, com o nome ''leia-me'' e siga suas instruções.

Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
Segue nosso tutorial na parte 2.
Nos vemos lá.
Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.

8 comentários:

  1. Ei, nao ta dando pra baixa os scripts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tente baixar por este link:
      https://www.dropbox.com/s/3am1no8bk3r6x39/scripts%20para%20um%20simulador%20de%20plataforma%3B%20pacote%20by%20mayleone.zip?dl=0

      Excluir
  2. Vlw, não sei ainda como vai ficar, mas tem como eu alternar entre quando o script de Plataforma será usado? eu queria fazer um jogo "misto"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não.
      De qualquer forma, recomendo que use esse script: http://depositodesistemasml.blogspot.com.br/2015/02/crie-um-jogo-de-plataforma-com-arc.html
      É mais atual, funcional e útil

      Excluir
  3. quando coloco a plataforma ela cai '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tutorial era pro XP possui muitas desatualizações e não é eficiente mais.

      Recomendo que tente criar um jogo de plataforma com o Arc Engine, muito superior e de fácil uso.
      Tenho um tutorial sobre o assunto aqui no blog, segue o link:

      http://depositodesistemasml.blogspot.com.br/2015/02/crie-um-jogo-de-plataforma-com-arc.html

      Excluir

 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger