Calculando frames:

Introdução:



Olá, pessoal, tudo bom?
Hoje irei explicar de uma maneira eficiente e infalível, como calcular as frames do seu RMVX, para se tornarem minutos.

Como assim?
Simples! Imagine que você quer que determinado evento ocorra, após quatro minutos, por exemplo.
E como proceder? Eu irei usar o comando ''esperar'', claro!
Mas espera um instante... como eu calculo as frames, para que elas se tornem minutos? quantas frames eu irei usar?
Aí que está! Você sabe que 60 frames equivalem à um segundo... porém, quantas frames serão necessárias para quatro minutos?
É isso que eu irei ensinar agora, como calcular frames para minutos, com uma fórmula que eu mesma desenvolvi para resolver esse problema.

Entendo a fórmula:



'X' seria o valor das frames que nós queremos encontrar, 'F' são as frames por segundos, que por sua vez, equivalem à '60', 'M' são os minutos, e 'S' os segundos.

Se você já fez o 6º ano do ensino fundamental na escola, você já deve ter ouvido falar na regra de três.
Aonde para encontrarmos o valor de X, precisamos multiplicar dois valores dados, e dividi-lo por um terceiro valor dado.
Vamos imaginar que eu quero descobrir quantas frames eu terei de usar, para quatro minutos.
Com isto temos já os três valores dados que seriam: Número de frames por segundos, que é 60; número de minutos que é quatro, e o número de segundos de cada frames, que é 1 (pois 60 frames é igual à 1 segundo)
Aplicando esses valores na regra de três teremos algo assim:


Frames:                                                                                     
60 (valor de frames por segundos)                                                         
X (valor que queremos encontrar)                                                   

Tempo:
1 S (1 segundo, que equivale à 60 farmes)
4 (minutos)

Aplicando a regra de três:



O que devemos fazer primeiramente é transformar os minutos em segundos, para aplicarmos a regra de três.
Todos sabemos que um minuto equivale à 60 segundos. Se queremos transformar quatro minutos em segundos, basta fazer 60 vezes 4, que por sua vez costuma dar 240. (você pode usar sua calculadora para isto)
Então na regra de três, já temos os três valores, 60, 240 e 1.
Ficará assim:


O que eu fiz na imagem acima foi:
Apliquei os valores na fórmula, que por sua vez seriam:
60 - F;
240 - M;
1 - S.

Então o cálculo, de acordo com a fórmula será: 240 x 60 / 1 (minutos, vezes frames, dividido por segundo)
240 vezes 60 deu 14.400 (pode fazer na calculadora também) 14.400 dividido por 1, vai dar o próprio 14.400.
Por tanto X é igual à 14.400
Logo, o número de frames que teremos que usar para quatro minutos seriam 14.400 frames!

Finalizando:



Com esta fórmula que eu desenvolvi é possível calcular as frames, para minutos, e até horas! basta aplicar a regra de três na fórmula.
Lembre-se de antes de aplicar a regra de três, transformar os minutos em segundos, multiplicando o valor de minutos por 60.
*Lembrando que no RPG Maker XP, 20 frames = 1 segundo.

Creio que nem todos entenderam o que foi feito aqui, principalmente aqueles que ainda não aprenderam a calcular valores de incógnitas, então qualquer dúvida, podem me procurar.


Créditos inteiramente à mim por criar o tutorial, e a fórmula.
Espero que ajude a galerinha aí.
 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger