Sistema de batalha Yu Gi Oh




 Esse sistema está sendo criado na engine: Rpg Maker VX, por MayLeone.
A ideia inicial já era antiga, fazia um tempo que eu pensava em criar um ABS desse tipo, já até havia comentado com um colega sobre o assunto, mas não levei a ideia adiante antes, pois estava em épocas de provas escolares, e estava sem tempo para nada.
Entrei na equipe desse mesmo colega, onde o mesmo iria criar um sistema de Batalha Yu Gi Oh. Entrei na equipe como eventer, mas não cheguei a ajudar em nada muito específico, por conta das provas, apenas dei algumas sugestões e opiniões, sobre o que ele havia feito.
Eu não tinha ideia de como estava ficando o sistema, apenas tinha uma noção através de screens, e como o meu tempo foi ficando muito apertado, eu decidi sair da "equipe".
Não sei ao certo se hoje ele terminou o projeto, pois o local aonde ele o postava, e eu tinha contato com ele, está fora do ar.
Mas, então eu decidi me arriscar, e iniciar um projeto Yu Gi Oh, sozinha, no qual seria 
um avanço e tanto para mim como eventer. Comecei a criar o sistema no Rpg Maker XP, mas por alguma razão, eu decidi continuar o mesmo no VX, pois as pessoas andam o utilizando muito ultimamente, e vejo que na minha opinião, os sistemas no VX, são mais valorizados do que no XP. Mesmo assim, ainda prefiro o XP.
A trajetória não está sendo fácil, prova disso são os dias que eu venho atualizando este sistema diariamente, comecei a criar esse ABS em novembro, no dia 23, e já estamos nos caminhando para 2012 (pelo menos quando eu escrevia isto.) Um longo período para um sistema.
Porém, estou gostando muito, além de eu estar pondo em prática minhas habilidades como eventer e maker, está saindo tudo como eu planejava... 
Um sistema de batalha Yu Gi Oh, muitos desistiram no meio do caminho, mas estou disposta em finaliza-lo, com toda a certeza.

Enfim, espero que vocês gostem dos resultados finais!
Para maiores informações sobre este sistema, navegue pelo blogger.

Informações do sistema:

• Inicio de criação: 23/11/11
• Previsão para uma Demo Oficial: Janeiro/Fevereiro de 2012
• Versão Full do ABS: Sem previsão
• Engine: Rpg Maker VX
• Compatibilidade com outros scripts: Alta
• Lag: Desprezível
• Dificuldade de entendimento do estudo do sistema: Difícil
• Sistema Complexo
• Versão: 1.0
• Criadora e idealizadora: MayLeone
• Adaptação do sistema para outras engines makers: Sim
• Equipe: N/A
• Quantidade de comandos, switchs e variables: Máximo
• Customizável: Sim
• Bugs: Mínimos
• Versões encriptadas: Não
• Necessidade do RTP: Sim
• Compatível com Rpg Maker VX Ace: Em testes


Modo duel 1P VS CPU

Neste sistema, temos a opção de jogar contra o Player 2, ou contra o CPU que é um comando de Inteligência artificial.
No modo ' Duel', você irá jogar contra o CPU.

O jogo se inicia, com a seleção de personagens, aonde você escolherá um personagem para você, e outro para o CPU.
Após isso, você irá aguardar alguns segundos até o Sistema lhe dar uma deck aleatório, e para o CPU também.
A próxima etapa será você escolher se deseja jogar no modo ''Sprites'' (aonde os monstros de suas cartas são representados por chars dos mesmos) ou no modo ''Cards'' (aonde os monstros de suas cartas são representados por cartas, como no anime)
Agora que escolheu uma das duas opções, você poderá ver uma rápida partida de Jo-Ken-Pô onde decidi-se aleatoriamente quem irá dar inicio à partida.
Após a disputa no JKP, incia-se o duelo:


À sua frente você se depara com cinco cartas diferentes (suas cartas), e um cursor na tela, com um tabuleiro que contém 10 espaços disponíveis para cartas.
Selecione uma carta de seu deck, movendo o cursor. (Para selecionar a carta, basta apertar enter na mesma.)
Uma breve descrição sobre sua carta irá aparecer na tela, após selecionada: Seus pontos de ataque e defesa, e o nome do monstro que contém na carta. Se for uma carta mágica, irá aparecer suas informações de como utiliza-la e para o quê a mesma serve, o mesmo ocorrerá com as cartas de rituais.
Após selecionar sua carta, escolha um local do tabuleiro da onde ela deverá ficar. Quando encontrar um local que deseja para a sua carta, dê um duplo enter no local, depois, escolha se ela deverá ficar para cima ou para baixo, e em modo de ataque ou defesa, e pronto, sua jogada se encerra, e é a vez do CPU jogar, aonde o mesmo irá fazer as mesmas coisas que você acabou de fazer, porém irá escolher aleatoriamente suas cartas e locais para as mesmas.
Após as duas jogadas inicias terem sido realizadas, é hora de duelar!
Ambos os jogadores iniciam o jogo com 25 cartas no deck (você pode alterar o valor, na variável 'deck'.)
Para mostrar a janela que diz quantas cartas você ainda tem no deck, pressione 'Q' em seu teclado.
E iniciam também com 8.000 pontos de vida cada. (Os pontos são mostrados numa janela no mapa.)
Após novamente o player 1 selecionar sua carta no deck, ele terá que escolher uma das quatro opções com o seu monstro:
Modo de ataque: Que fará sua carta ter de atacar um monstro inimigo.
Após selecionar o modo de ataque, você deverá escolher um monstro do tabuleiro inimigo (CPU.) para atacar.
Se seu ATK (ataque) for maior que o do monstro que você escolheu atacar, o mesmo irá sumir do mapa, queimar o local do tabuleiro aonde ele estava, e os pontos de vida do seu inimigo irão diminuir conforme os pontos de ataque de ambas as cartas.
Caso seu ATK for menor que o do seu inimigo, você perderá sua carta, o local que ela estava será queimado, e você perderá os respectivos pontos de vida.
Se ambos os ATKs forem iguais, ambos perderão suas cartas, e ficarão com o local delas queimado, mas não perderão pontos de vida.
Modo de defesa: Após selecionar o modo de defesa, o seu monstro poderá ser atacado por uma carta mais forte que ele do seu inimigo, mas com isso você não perderá pontos de vida, só a carta e o seu local, que será queimado.
Um monstro em modo de defesa não poderá atacar outras cartas, a não ser que ela fique em modo de ataque.
Passar a vez: Não preciso entrar em detalhes, com essa opção você só coloca sua carta no tabuleiro, e não faz mas nada, apenas entrega sua vez para o CPU.
Obs: A partir do momento que você passa a vez, o seu monstro não ficará em modo de defesa, e isso fará com que ele possa ser atacado por uma carta mais forte,do inimigo.
Para passar a vez, pressione a tecla 'A' em seu teclado.
Cancelar: Se você não deseja nem passar a vez, nem atacar, e nem defender, basta cancelar sua jogada com seu monstro.
Com as cartas mágicas e de rituais o esquema é diferente: Você as coloca num local do tabuleiro, e escolhe se ela ficará de cabeça para baixo, ou se será usada no momento.
Se escolher para ficar de cabeça para baixo, você poderá ter a oportunidade de escolher usa-las quando achar conveniente. 
Agora, se escolher usa-la no momento, ela irá ter seus efeitos automaticamente. 

O que leva um jogador a ganhar do outro: Você pode vencer quando o CPU chegar à zero (0) nos pontos de vida. (score.)
Ou vice-versa.
Também pode perder quem ficar com zero (0) cartas no deck.



Modo Versus 1P VS 2P

Neste sistema, temos a opção de jogar contra o Player 2, ou contra o CPU que é um comando de Inteligência artificial.
No modo ' VERSUS', você irá jogar contra o Player 2, aonde ele pode ser um familiar seu, ou algum amigo, por exemplo.

O jogo se inicia, com a seleção de personagens, aonde você escolherá um personagem para você, e outro para o P2.
Após isso, você irá aguardar alguns segundos até o Sistema lhe dar uma deck aleatório, e para o P2 também.
A próxima etapa será você escolher se deseja jogar no modo ''Sprites'' (aonde os monstros de suas cartas são representados por chars dos mesmos) ou no modo ''Cards'' (aonde os monstros de suas cartas são representados por cartas, como no anime)
Agora que escolheu uma das duas opções, você poderá ver uma rápida partida de Jo-Ken-Pô onde decidi-se aleatoriamente quem irá dar inicio à partida.
Após a disputa no JKP, incia-se o duelo:


À sua frente você se depara com cinco cartas diferentes (suas cartas), e um cursor na tela, com um tabuleiro que contém 10 espaços disponíveis para cartas.
Selecione uma carta de seu deck, movendo o cursor. (Para selecionar a carta, basta apertar enter na mesma.)
Uma breve descrição sobre sua carta irá aparecer na tela, após selecionada: Seus pontos de ataque e defesa, e o nome do monstro que contém na carta. Se for uma carta mágica, irá aparecer suas informações de como utiliza-la e para o quê a mesma serve, o mesmo ocorrerá com as cartas de rituais.
Após selecionar sua carta, escolha um local do tabuleiro da onde ela deverá ficar. Quando encontrar um local que deseja para a sua carta, dê um duplo enter no local, depois, escolha se ela deverá ficar para cima ou para baixo, e em modo de ataque ou defesa, e pronto, sua jogada se encerra, e é a vez do P2 jogar, aonde o mesmo irá fazer as mesmas coisas que você acabou de fazer.
Após as duas jogadas inicias terem sido realizadas, é hora de duelar!
Ambos os jogadores iniciam o jogo com 25 cartas no deck (você pode alterar o valor, na variável 'deck'.)
Para mostrar a janela que diz quantas cartas você ainda tem no deck, pressione 'Q' em seu teclado.
E iniciam também com 8.000 pontos de vida cada. (Os pontos são mostrados numa janela no mapa.)
Após novamente o player 1 selecionar sua carta no deck, ele terá que escolher uma das quatro opções com o seu monstro:
Modo de ataque: Que fará sua carta ter de atacar um monstro inimigo.
Após selecionar o modo de ataque, você deverá escolher um monstro do tabuleiro inimigo (P2.) para atacar.
Se seu ATK (ataque) for maior que o do monstro que você escolheu atacar, o mesmo irá sumir do mapa, queimar o local do tabuleiro aonde ele estava, e os pontos de vida do seu inimigo irão diminuir conforme os pontos de ataque de ambas as cartas.
Caso seu ATK for menor que o do seu inimigo, você perderá sua carta, o local que ela estava será queimado, e você perderá os respectivos pontos de vida.
Se ambos os ATKs forem iguais, ambos perderão suas cartas, e ficarão com o local delas queimado, mas não perderão pontos de vida.
Modo de defesa: Após selecionar o modo de defesa, o seu monstro poderá ser atacado por uma carta mais forte que ele do seu inimigo, mas com isso você não perderá pontos de vida, só a carta e o seu local, que será queimado.
Um monstro em modo de defesa não poderá atacar outras cartas, a não ser que ela fique em modo de ataque.
Passar a vez: Não preciso entrar em detalhes, com essa opção você só coloca sua carta no tabuleiro, e não faz mas nada, apenas entrega sua vez para o P2.
Obs: A partir do momento que você passa a vez, o seu monstro não ficará em modo de defesa, e isso fará com que ele possa ser atacado por uma carta mais forte,do inimigo.
Para passar a vez, pressione a tecla 'A' em seu teclado.
Cancelar: Se você não deseja nem passar a vez, nem atacar, e nem defender, basta cancelar sua jogada com seu monstro.
Com as cartas mágicas e de rituais o esquema é diferente: Você as coloca num local do tabuleiro, e escolhe se ela ficará de cabeça para baixo, ou se será usada no momento.
Se escolher para ficar de cabeça para baixo, você poderá ter a oportunidade de escolher usa-las quando achar conveniente. 
Agora, se escolher usa-la no momento, ela irá ter seus efeitos automaticamente. 

O que leva um jogador a ganhar do outro: Você pode vencer quando o P2 chegar à zero (0) nos pontos de vida. (score.)
Ou vice-versa.
Também pode perder quem ficar com zero (0) cartas no deck.



Sistemas Completos/ Atualizações

01/12/11

Sistema de score; 
Seleção de cartas no deck;
Sistema de cartas no deck diminuírem, conforme forem sendo usadas;
Sistema de selecionar o local da carta no tabuleiro;
Sistema 2players;
Sistema de selecionar inimigos para atacar;
Sistema de variáveis inteligentes que calculam danos;
Sistema de pular a vez;
Sistema do modo de ataque;
Bug das variáveis negativas corrigido, graças ao Gab!
Sistema de cartas substitutivas no deck. 


Sistema de score:


Esse sistema permite mostrar numa janela do mapa, os pontos de vidas do Player 1 e Player 2, representandos por uma variável que se iguala à zero, e vai diminuindo ou aumentando conforme as rodadas dos duelos.

Seleção de cartas no deck/em sua mão: 

Este sistema faz com que, possa-se escolher uma das cinco cartas em sua mão, de seu deck, para jogar no campo.
Ao selecionar uma carta escolhida, o nome da mesma aparece em uma janela na tela, e se for um monstro, irá aparecer seus pontos de ATK e DEF, caso for uma carta mágica, irá aparecer a sua descrição.

Sistema de cartas no deck diminuírem, conforme forem sendo usadas: 

Com esse sistema é possível ficar sabendo quantas cartas ainda lhe restam em seu deck, e as mesmas vão diminuindo conforme forem sendo usadas.
Os números de cartas em seu deck são representados por aqueles números, ao lado de seu baralho, como mostrado em um círculo na imagem acima.
Ou você poderá pressionar 'Q' em seu teclado, para receber a informação através de texto, de quantas cartas você tem em seu deck.

Sistema de selecionar o local da carta no tabuleiro: 

Já este sistema lhe permite selecionar um dos cinco locais do campo, para você colocar a sua carta, após selecionar uma carta de sua mão.

Sistema 2players: 

Esse sistema lhe permite jogar em 2 players (dois jogadores) aonde você poderá jogar com um amigo, ou familiar, por exemplo.

Sistema de selecionar inimigos para atacar:
Esse sistema permite você escolher um inimigo do campo adversário, para atacar, se você estiver em modo de ataque.
Se você tentar atacar duas vezes com a mesma carta, você será barrado, você só poderá atacar uma vez com uma mesma carta a cada rodada.

Sistema de variáveis inteligentes que calculam danos:

 Na verdade esse nome para esse sistema está incorreto, pois, ele não calcula apenas danos, calcula também benefícios.
Enfim, esse sistema possui algumas variáveis que calculam os danos que você recebeu de um ataque inimigo, e subtrai esse valor de dano, em seus pontos de vidas.

Sistema de pular a vez:
Com esse sistema é possível você entregar a sua vez para o outro jogador.
Observação: Quando você entrega a sua vez, você fica automaticamente em modo de ataque.

Sistema do modo de ataque:
Sistema do modo de ataque, fiel ao anime.
Sua carta fica em modo de ataque, e pode correr o risco de perder pontos de vidas, caso o ATK do outro jogador for superior, ou vice-versa.
Também permite você atacar um monstro do lado inimigo, no campo.

Bug das variáveis negativas corrigido, graças ao Gab!:
Esse bug fazia com que as variáveis dos pontos de vidas pudessem passar de zero, ficando negativas (-1000, -2000, -3000....) fazendo assim, o jogo nunca acabar, pois para terminar a partida, precisa-se que alguns dos dois jogadores fiquem com zero (zerarem) os pontos de vidas.
Mas, graças ao meu amigo GAB, esse bug foi corrigido.

Sistema de cartas substitutivas no deck: 

Com esse sistema, pode-se substituir cartas no deck.
Como visto na imagem acima, antes a carta em seu deck era o Kuribuh, mas depois dela ter sido usada, outra carta irá ficar em seu lugar.



Sistemas pendentes/Outras pendencias

Os sistemas pendentes são:

• Sistema de sorteio de cartas aleatório:
Esse sistema faz com que você ganhe um deck com cartas em ordens diferentes, nem eu, e nem ninguém sabe quais as ordens das cartas que irão vir a cada duelo.
O CPU/Player 2 também ganham um deck aleatório.

• Sistema de retirar/adicionar cartas do deck:
Esse sistema permite você de retirar uma ou mais cartas, do seu deck, e colocar uma nova,que você tenha comprado, no seu baralho.

• Finalização do sistema de cartas mágicas:
Algumas cartas mágicas (traps, equipamentos, e etc... ainda não foram feitos)

• Terminar a lista das cartas que contém no sistema:
Título auto-explicativo.

• Finalizar no bloco de notas o tutorial de como estudar o sistema.
Título auto-explicativo

Galeria de fotos:



Primeiro video de divulgação:

Esse foi o primeiro video criado para a divulgação e demonstração do sistema. O campo de batalha estava com uma arena e background com um design precário,  porém provisório. Os monstros ainda eram os sprites dos mesmos e não mini-cards, e havia um bug (que já foi corrigido) no campo de batalha.







Este foi o segundo video de divulgação para o sistema, onde o BUG no campo de batalha havia sido corrigido, e o design melhorado um pouco. Contudo, os sprites ainda eram os monstros. Nesse video as novidades são o tutorial+ introdução do sistema, e a seleção de personagens.







Este é o terceiro e mais recente video de divulgação do sistema. Nele você pode perceber o novo design da arena (fiel ao anime) e os monstros agora são minicards. Temos também o sistema de cartas viradas para baixo, ou para cima, e o sistema de substituição de cartas no campo. Você pode notar também sua quantidade de cartas no deck (25) ao lado do char de cartas, e no inicio do video um sistema de Jo-Ken-Pô, que serve para decidir aleatoriamente quem deverá iniciar a jogada, Player 1 ou Player 2.




 Esse rápido video demonstra o sistema de deslize cards, no ABS. Esse sistema faz com que as cartas no inicio da jogada deslizem pelo campo, e se ajustem em sua ordem, dando assim um efeito mais ''Yu-Gi-Oh'' no ABS.





Esse video demonstra detalhadamente, o já comentado sistema de Jo-Ken-Pô.




Esse video mostra em ação nossa primeira carta mágica feita para o sistema: Raigeki.






Esse video mostra a nova tela título criada por mim, para o ABS.


O video acima mostra o sistema de Inteligência Artificial, aonde o CPU joga contra você. Essa versão da I.A ainda tem alguns bugs, pois é a versão inicial, mais em breve a versão full sem bugs estará pronta.



Sistema da loja de cards, aonde você compra cartas em troca de estrelas.
Você ganha estrelas, quando vence da CPU.






Sistema de fusão de cartas.
O sistema funciona da seguinte forma: Se você tiver duas ou mais cartas compatíveis para fusão em campo, e a carta da Polyminização virada para cima, a fusão é feita.
Veja o video acima, aonde pode-se fundir Time Wizard + Baby Dragon, para se transformarem em Thousand Dragon.


Atualizações

Sistemas completos (01/12/11):
Sistema de score;
Seleção de cartas no deck;
Sistema de cartas no deck diminuírem, conforme forem sendo usadas;
Sistema de selecionar o local da carta no tabuleiro;
Sistema 2players;
Sistema de selecionar inimigos para atacar;
Sistema de variáveis inteligentes que calculam danos;
Sistema de pular a vez;
Sistema do modo de ataque;
Bug das variáveis negativas corrigido, graças ao Gab!
Sistema de cartas substitutivas no deck. 

Sistemas completos (12/12/11):
+ Monstros adicionados;
Modificação no design do jogo;
Bug do inicio de jogada corrigido;
Sistema de cancelar a jogada.

Sistemas completos (13/12):
Sistema de seleção de personagens;
Introdução + tutorial;
Sistema de atacar os pontos de vidas, quando não há cartas no campo;
Sistema de ganhar estrelas após vencer um duelo.

Sistemas completos (14/12):
Inicio do sistema do modo de defesa;
Incio do new menu title;
Inicio do manual do bloco de notas, de como configurar o sistema.

Sistemas completos (16/12):
Modificação no background da arena (ainda em testes);
Modificação das faces dos personagens;
Kaiba adicionado como personagem (bloqueado - apenas será jogável, quando o player 1 ou 2 possuírem 50 estrelas)

Sistemas completos (17/12):
Novos SEs adicionados;
Sistema das cartas do deck deslizarem no início da partida.
Sistemas completos (18/12):
Sistema do modo de defesa completo.

Sistemas completos (19/12):
Sistema de substituir cartas no campo;
Personagens bloqueados: Bakura e Panik;
Bug do sistema do modo de ataque corrigido;
25 cartas no deck agora (anteriormente 16);
Locais do campo = 10 - seguindo o padrão do anime (anteriormente 16);
+ Sprites de cards.

Sistemas completos (20/12):
Modificação no design das cartas;
Modificação no design do tabuleiro (em testes);
Sistema de Jo-Ken-Pô (para descobrir quem deve iniciar a jogada)
Sistemas completos:(21/12):
Sistema de escolher qual estilo de batalha o jogador vai querer. 

Sistemas completos:(22/12):
Novo design da arena de batalha;
Quantidade de cartas no deck em números.

Sistemas completos:(23/12):
Sistema de carta para cima ou para baixo.

Sistemas completos:(24/12):
Lista de cartas que contém no sistema, sendo feita no bloco de notas. Talvez ao todo serão 55 cartas.
Planejamento da inteligência artificial;
Carta mágica: Raigeki feita.

Sistemas completos:(27/12):
Sistema de identificar cartas de monstros ou efeitos no campo;
+ Sprites de cartas;
2º Bug do modo de ataque corrigido;
Bug no campo de batalha corrigido;
Sistema de identificação do player 1 jogando ou player 2;
Teleporte sem fade.
New: Tela título:
Sistemas completos:(29/12):
Inicio da construção do sistema de Inteligência Artificial.
Sistema de compra de cartas com estrelas.
Sistemas completos:(30/12):
Sistema de fusão de cartas;Alguns bugs do sistema de Inteligência Artificial corrigidos.


Divulgação em fóruns Makers:

Tópico no Mundo Rpg Maker:
http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?topic=91875.0;topicseen 

Tópico no Centro Rpg Maker:
http://www.centrorpgmaker.com/forum/index.php?topic=345.0 

Tópico no Santuário Rpg Maker:
http://www.santuariorpgmaker.com/forum/index.php?topic=12278

Tópico no Reino Rpg:
http://reinorpg.com/forum/index.php?topic=17911.0 

Tópico na Dungeon Makers:
http://www.dungeonmakers.com.br/forum/index.php?topic=6111.0 

Tópico na Lua Rpg Maker:
http://luarpgmaker.forum.st/t1098-divulgacao-sistema-de-batalha-yu-gi-oh-rpg-maker-vx

Tópico na DreamMakers:
http://dreammakers.comyr.com/index.php?topic=89.msg213#msg213

Tópico na Magical Makers:
http://mmakers.foruns.com.pt/t272-sistema-de-batalha-yu-gi-oh-com-inteligencia-artificial#1215

4 comentários:

  1. Faz uns videos-tutoriais, seria bem melhor e bem mais facil. Hoje em dia, bastante gente procura por videos-tutoriais.

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  2. poem este game demo pra baixar quem sabe posso te ajudar adapitando mais elementos ao game como efeitos de criaturas ! faça o dragao branco ter uma condiçao para decer no campo pois ele e muito forte !

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  3. Nos forus de RPG MAKER nao tem Downloard desse seu GAME ? Poste no 4shared e bem Melhor e facil de Baixar Falou !

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