Detecção de Inimigos - ADD-ON ABS

[ADD-ON ABS] Detecção de Inimigos
Por MayLeone




Introdução:


Depois da criação de um tópico com a dúvida do membro, me veio a ideia de criar este sistema de detecção de inimigos, através de uma possível solução que eu dei ao membro em questão, no tópico.
Estou tentando ''desenferrujar'' e voltar a criar sistemas, por isso qualquer ideia para a criação de novos sistemas, serão sempre bem vindas.



Explicação do sistema:

Este sistema fará com que quando você estiver no raio de visão de determinado inimigo, ao pressionar a tecla de ataque, o personagem irá detectar o evento do inimigo e irá destruí-lo, independente do inimigo estar próximo ou longe do herói, basta o personagem estar no raio de visão (em linha reta) do mesmo.
Fiz o teste na DEMO com dois tipos de inimigos: Um em rota horizontal e outro com rota vertical, para mostrar à vocês que a posição da rota do inimigo não influência em nada na detecção.
Eu chamei este sistema de add-on abs, pois ele poderá ser utilizado como uma skill do herói ou algo do tipo.
Porém eu sei que para a maioria de vocês o sistema só irá servir para estudos, mas isso é bom também.

O sistema só funciona com eventos estáticos ou em rotas definidas. Eventos configurados em rotas de movimentos aleatórios não se adequam a este tipo de sistema.


Como configurar:


Conforme a screen de um dos eventos:




1. Altere as variáveis para as coordenadas dos inimigos, e a constante da variável da ID do mapa,conforme a ID do mapa onde o sistema se encontra no seu projeto.
2. Altere a condição de verificação de coordenada Y com o herói e personagem: Verifica-se as coordenadas Y de ambos, se o evento estiver num rota horizontal, e verifica-se as coordenadas X de ambos se o evento estiver na rota vertical.
3. Altere o raio de visão do inimigo (2ª condição).
No exemplo da DEMO o raio de visão deste inimigo é 6,7,8,9,10 nas coordenadas X, ou seja, 5 tiles de distância. Mas você poderá alterar este número, conforme desejado.
Veja esta screen:



No sistema, os tiles pintados em vermelho representam o raio de visão dos inimigos, logo, se o herói estiver em qualquer local vermelho do mapa e pressionar a tecla de ataque, ele destruirá o evento do inimigo automaticamente, independente da distância do inimigo para o herói.

4. Altere conforme desejado, a tecla de ação para o ataque do herói. No sistema a tecla a ser pressionada é A, mas você poderá altera-la. 
5. A partir daqui (Switch local A) acontecerá as animações de ataque do herói sobre o inimigo. Algo que você também poderá configurar e alterar.
Todas as configurações desta área estarão na segunda página do evento, com a switch local A do mesmo ativada.



Primeiro o herói irá se teleportar para as mesmas coordenadas do inimigo, então no evento de teleporte adicione a variável de ID do mapa, e altere as variáveis das coordenadas X e Y do inimigo desejado.
Depois adicione o que você quiser que aconteça quando o herói for destruir o inimigo. No caso da DEMO, uma animação ocorre e depois o evento desaparece do mapa.

6. Voltando para a primeira página do evento: Agora esta próxima condição servirá para que o sistema verifique se o herói e o inimigo estão nas mesmas coordenadas X e Y no mapa.
Ou seja, aqui é a parte do sistema onde o herói irá sofrer danos do inimigo, se o mesmo não utilizar a detecção, por isto, a partir do comentário ''Dano no herói'' você irá configurar o que irá acontecer com o herói caso este não ataque o inimigo.


Fim das alterações.


Download:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Depósito de Sistemas&Tutoriais © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger